Pescadores são flagrados capturando peixes durante a piracema em usina hidrelétrica

362

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A pesca próxima a usinas hidrelétricas é proibida por lei em qualquer período do ano e, durante a piracema, a fiscalização é ainda mais necessária porque os peixes ficam aglomerados para reprodução. O que facilita a pesca, atividade ilegal durante o período.

Sem saber que foram gravados pela TV TEM, pescadores que estavam na Usina de Marimbondo, em Icém (SP), disseram que têm consciência do dano ambiental e mesmo assim capturam os animais (confira a transcrição de trecho da conversa abaixo).

  • TV TEM: “Você sabe que é errado?”
  • Pescador: “Sei. Claro que é errado. Um peixe desse aí está cheio de ovo.”
  • TV TEM: “O peixe está cheio de ovo?”
  • Pescador: “Está tudo cheio de ovo. Está na época da piracema e a piracema só acaba depois de fevereiro.”

Os peixes que são pegos de maneira irregular alimentam o mercado clandestino e lucrativo. Por isso alguns pescadores até enfrentam a água do rio a nado, com boias, para conseguirem estender redes no rio.

Com a ajuda de varas, outros pescadores se equilibram sobre pedras ou na margem do rio. Para praticar a irregularidade, um homem é um olheiro responsável por avisar sobre a chegada da polícia no local.

“Vem, prende, dá multa e no outro dia a gente tá aí de volta”, disse um dos pescadores. No entanto, os dias que a TV TEM acompanhou a pesca nos locais, nenhum tipo de fiscalização da Polícia Ambiental ou do Ibama foi encontrado.

“Este tipo de pescador age de uma forma extremamente irracional. Porque eles estão tirando do rio a sua própria subsistência. Eles retiram peixes com ovas, que ainda não foram depositadas e fecundadas, diminuindo a população dos peixes. Além disso, existem espécies que estão ameaçadas de extinção”, explica o biólogo Arif Cais, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

você pode gostar também
Comentários
carregando...
WhatsApp Logo Fale conosco via WhatsApp
ga('require', 'GTM-5C3R9D4');