cowboy

UPA completa dois anos em Fernandópolis com novos equipamentos

239

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Nesta quarta-feira, 19, a Unidade de Pronto Atendimento de Fernandópolis comemorou dois anos de atividades prestadas à população, com um acolhimento diário de aproximadamente 150 pacientes.

Para lembrar a data, destacando todos os avanços e conquistas da Unidade, o prefeito André Pessuto, juntamente com vereadores, secretários municipais e profissionais da área da Saúde, realizaram uma visita ao local recebendo informações e conhecendo de perto os serviços prestados diuturnamente em prol à população.

O secretário municipal de Saúde, Flávio Ferreira, apresentou aos visitantes as salas de atendimento da unidade, que conta com locais próprios para imobilização, consulta, inalação, aplicação de medicamentos, eletrocardiograma, sutura e curativo, urgências, esterilização, lavagem e descontaminação, observação, farmácia, entre outras.

“Há um ano eu estive aqui para uma visita não muito agradável, quando a situação financeira estava muito difícil e pensamos em fechar a UPA. Essa nossa atitude chegou ao conhecimento do Ministério da Saúde, quando conseguimos ser ouvidos e conquistamos alguns aparelhos, camas e, principalmente, a qualificação da UPA. Agora, um ano depois, venho aqui para comemorar os dois anos da UPA e agradecer aos profissionais pelos trabalhos realizados aqui; também anunciamos hoje o lançamento de uma campanha de divulgação e orientação sobre o trabalho da UPA, porque, infelizmente, a população ainda não tem total entendimento do serviço prestado”, falou o prefeito André Pessuto.

O prefeito destacou ainda que a UPA realiza hoje cerca de 150 atendimentos diários e a Ouvidoria recebe aproximadamente 10 reclamações mensais com relação ao serviço da unidade. “É um número de insatisfação muito baixo em consideração a tudo o que é feito aqui”, disse.

O vereador Gilberto Vian falou em nome dos colegas da Câmara Municipal. “Reiterando as palavras do prefeito, foi muito triste vivenciar as dificuldades da UPA no início da atual gestão e a possibilidade de seu fechamento. Estamos muitos satisfeitos com o empenho do secretário municipal de Saúde e administração municipal que conquistaram melhorias para este lugar, que hoje é visto de uma melhor forma pela população”.

A médica Nádia Mattia, responsável técnica da Unidade de Pronto Atendimento, ressaltou que não adianta a cidade ter um bom serviço básico de saúde se o pronto atendimento não funcionar bem. “Nossos desejos são que os trabalhos cresçam e sejam cada dia melhores”.

Viviani Carla Domingos, diretora de Urgência da UPA, destacou o empenho da equipe. “Trabalhos aqui com muito amor e nosso objetivo é a cada dia desempenhar o serviço ainda melhor”.

ESTRUTURA:

A UPA Fernandópolis oferece atendimento médico de Urgência e Emergência em uma estrutura ampla, com sala de espera, recepção, sala de medicação, posto de enfermagem, CME, DML e áreas administrativas. Sala ampla com 2 leitos totalmente prontos e equipados com respiradores, monitores cardíacos, ECG, carrinho de parada entre outras matérias essenciais para um atendimento preciso e de qualidade. A Unidade também dispõe de 7 leitos para observação de pacientes e a permanência dos mesmo em casos que seja necessária uma breve institucionalização. Os quartos de observação também disponibilizam equipamentos para monitoramento dos sinais vitais e estrutura para atendimento imediato de qualquer intercorrência.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS:

Acolhimento com classificação de risco

Atendimento Ambulatorial para casos de baixa complexidade (Clinica Medica)

Serviços de Enfermagem

Exames laboratoriais (Hemograma; Urina I; Sódio; Potássio, CPK, CKMB, etc.) em parceria com o laboratório da Santa Casa de Fernandópolis

Exame de Imagem (RX em parceria com a Santa Casa de Fernandópolis)

Exame Cardiológico (Eletrocardiograma)

UPA EM NÚMEROS:

19 de setembro de 2016 a 31 de agosto de 2018

Atendimentos: 99.588

Exames laboratoriais: 41.548

Eletrocardiograma: 4.561

QUANDO PROCURAR A UPA:

Pressão e Febre alta

Fraturas

Cortes

Suspeita de Infarto e Derrame

Picadas e mordida de animais

Falta de ar

Hemorragias

Diarreia e Vomito persistente

Convulsões

Hiper/hipoglicemia

Queimaduras

Outras urgências

QUALIFICAÇÃO:

Em maio de 2018, o Ministério da Saúde aprovou a qualificação da UPA de Fernandópolis, com isso o serviço conquistou mais recursos para o atendimento prestado no município, passando a receber o repasse do Governo Federal no valor de R$170 mil por mês.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

você pode gostar também
Comentários
carregando...
WhatsApp Logo Fale conosco via WhatsApp
ga('require', 'GTM-5C3R9D4');