Notícias Noroeste
Prefeitura saude
Portal regional de notícias
Fernandópolis

Empresário Fernandopolense tenta censurar o NoticiasNoroeste, mas pedido é negado após defesa do advogado Luiz Henrique Mamprim

Por Notícias Noroeste Publicado em 29/08/2025 13:56 Atualizado em 29/08/2025 13:58 208 visualizações (11 hoje)
Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook

Um empresário da cidade teve seu pedido de indenização por danos morais negado após tentar censurar uma reportagem do site NoticiasNoroeste. O caso envolvia a publicação de uma matéria intitulada “Operação Circuito Paralelo prende empresários por furto de energia em Fernandópolis”, na qual aparecia uma fotografia do estabelecimento comercial do autor, sem menção ao seu nome.

Segundo os autos, o empresário alegou que sua imagem teria sido prejudicada pela divulgação da fotografia e buscava reparação por danos morais. Em sua defesa, o advogado Luiz Henrique Mamprim destacou que a matéria foi baseada em informações fornecidas pela Polícia Civil de Fernandópolis e que o nome do empresário não foi citado no conteúdo jornalístico.

O juiz responsável pelo caso considerou que não houve ilegalidade. “Não se trata de matéria jornalística inverídica ou que tenha divulgado imagem vexatória, senão veiculação de reportagem com relato puramente objetivo, limitando-se a divulgar informações verdadeiras obtidas junto às autoridades policiais”, afirmou na decisão.

O magistrado ressaltou ainda que a publicação respeitou os limites do direito de informar, sem ofender a honra ou a personalidade do autor, e que a liberdade de imprensa e de informação foi exercida de forma regular. O pedido do empresário, portanto, foi julgado improcedente, sem aplicação de custas ou honorários advocatícios, conforme previsto na Lei dos Juizados Especiais (Lei nº 9.099/95).

O caso reforça o equilíbrio entre o direito à imagem e a liberdade de imprensa, princípios garantidos pela Constituição Federal, destacando que o exercício responsável do jornalismo não constitui abuso, mesmo quando há imagens de estabelecimentos envolvidos em investigações policiais.

Ainda cabe recurso

Compartilhe esta notícia nos grupos da região

Ajude a informação chegar mais longe. Envie para amigos, grupos de WhatsApp e moradores da sua cidade.

Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
WhatsAppReceba notícias do Notícias Noroeste

Faça seu cadastro e acompanhe as principais atualizações da região pelo WhatsApp.

Cadastrar no WhatsApp
Tem denúncia, vídeo ou informação?

Envie para a redação do Notícias Noroeste. Sua informação pode ajudar a região.

Enviar pelo WhatsApp
WhatsApp Anuncieno Notícias Noroeste