Notícias Noroeste
Prefeitura saude
Portal regional de notícias
Fernandópolis

FOGOS COM BARULHO SÃO CRIME: Estampidos tomam conta de Fernandópolis e já há denúncia por morte de cachorro

Por Notícias Noroeste Publicado em 22/12/2025 15:59 Atualizado em 22/12/2025 15:59 17 visualizações (2 hoje)
Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook

Mesmo com a lei em vigor, dezenas de fogos com estampido foram ouvidos no último final de semana em Fernandópolis, desrespeitando abertamente a legislação estadual. O barulho se espalhou por vários pontos da cidade, gerando revolta de moradores e uma série de denúncias.

Em São Paulo, fogos de artifício com barulho são proibidos por lei. A regra vale para festas, comemorações particulares, eventos públicos e qualquer outro tipo de uso, em área pública ou privada. Quem insiste em soltar fogos ruidosos está cometendo infração e pode ser multado.

A proibição está prevista na Lei Estadual nº 17.389/2021, que veta a queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos com estampido. Apenas os fogos de vista, silenciosos e com efeitos visuais, são permitidos.

O que diz a lei

  • Proibido: fogos que fazem barulho
  • Permitido: fogos silenciosos (efeito visual)
  • Onde: locais públicos e privados
  • Multa: 50 UFESP
  • Reincidência: multa dobrada
  • Outras medidas: apreensão dos fogos

Denúncias podem e devem ser feitas

Moradores que presenciarem a soltura de fogos com estampido podem denunciar diretamente à Polícia Militar pelo telefone 190. A lei autoriza a atuação imediata das autoridades.

Caso grave em Fernandópolis

Em Fernandópolis, além do incômodo generalizado, a situação ganhou contornos mais graves. Um cachorro morreu após os estampidos, segundo relato do tutor, que registrou boletim de ocorrência. O caso reforça os danos reais causados pelo uso ilegal de fogos ruidosos, especialmente a animais, idosos, pessoas doentes e indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Não é só São Paulo

Outros estados também já adotaram medidas semelhantes, como o Rio Grande do Sul, por meio da Lei Estadual nº 15.366/2019. No Congresso Nacional, há projetos para estender a proibição para todo o país.

Recado está dado

Fogos com barulho não são tradição, não são brincadeira e não são permitidos. A lei existe, está em vigor e prevê punição. Em Fernandópolis, o desrespeito já trouxe consequências sérias.

📌 Créditos: NoticiasNoroeste
📲 Siga o NoticiasNoroeste no Instagram e no Facebook para acompanhar mais notícias de Fernandópolis e região.

Compartilhe esta notícia nos grupos da região

Ajude a informação chegar mais longe. Envie para amigos, grupos de WhatsApp e moradores da sua cidade.

Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
WhatsAppReceba notícias do Notícias Noroeste

Faça seu cadastro e acompanhe as principais atualizações da região pelo WhatsApp.

Cadastrar no WhatsApp
Tem denúncia, vídeo ou informação?

Envie para a redação do Notícias Noroeste. Sua informação pode ajudar a região.

Enviar pelo WhatsApp
WhatsApp Anuncieno Notícias Noroeste