A programação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher chegou ao fim no último sábado (22), em Fernandópolis, reunindo centenas de moradores em grandes ações de mobilização. O evento de encerramento contou com a Corrida Lilás, que reuniu cerca de 500 atletas na Praça da Matriz, e a “Marcha para Elas”, caminhada organizada pela OAB que atraiu mais de 250 participantes às ruas em favor do respeito e da proteção feminina.
Desenvolvida entre os dias 17 e 22 de agosto, a iniciativa foi idealizada pelos promotores de Justiça Tomas Lamster e Laila Pagliuso, do Ministério Público, em uma cooperação com a Prefeitura de Fernandópolis e a Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania. A mobilização passou a integrar oficialmente o calendário do município após a aprovação da Lei 5.742/2026. O prefeito João Paulo Cantarella e a primeira-dama Fabiana Cantarella acompanharam as atividades, ressaltando o compromisso de manter ações contínuas de apoio e acolhimento às vítimas.
Ao longo de seis dias, a campanha promoveu encontros educativos em diversos pontos da cidade. A programação incluiu a apresentação da peça teatral “Simplesmente Mulher” no Paço Municipal, debates sobre relacionamentos saudáveis com jovens na Casa da Juventude e palestras voltadas a mulheres da zona rural junto à Secretaria de Agricultura. A rede de atendimento também realizou a 1ª Conferência Municipal Intersetorial no Teatro Municipal, capacitando servidores das áreas de saúde, assistência social e educação para aprimorar o socorro e o encaminhamento de denúncias na cidade.
Prefeitura de Fernandópolis
Prefeitura de Fernandópolis
Prefeitura de Fernandópolis
Prefeitura de Fernandópolis