Danilo Alves Silva, de 46 anos, teria usado boné, jaqueta e outros acessórios da agência de imigração para intimidar eleitores brasileiros
Um brasileiro de 46 anos foi preso no domingo (4), em Miami, nos Estados Unidos, após ser acusado de se passar por um agente do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE) em um local de votação das eleições brasileiras.
O caso ocorreu no campus Kendall do Miami Dade College, que recebia brasileiros para a votação. Segundo o relatório policial, Danilo Alves Silva circulava pelo local usando boné e jaqueta com identificação do ICE, além de óculos escuros, máscara e botas táticas. Investigadores disseram que ele abordava pessoas que estavam no local e que alguns eleitores demonstraram medo.
Durante a abordagem, os investigadores perguntaram se Silva era um agente federal. Segundo o registro policial, ele admitiu que não era funcionário do governo dos Estados Unidos e afirmou que a roupa era uma fantasia comprada pela internet. Ele teria dito ainda que, depois de votar, trocou a roupa que usava e voltou ao local para observar a reação das pessoas.
Ainda conforme o relatório, após ser detido, Silva teria ficado exaltado e ameaçado um investigador. Ele também teria oferecido dinheiro aos policiais para ser liberado.
O brasileiro foi levado ao Turner Guilford Knight Correctional Center. As acusações incluem intimidação ou supressão de eleitores, uso ilegal de insígnia policial, ameaça a funcionário público, conspiração para suborno e conduta desordeira.
Silva não havia apresentado uma declaração de culpa sobre as acusações até as informações mais recentes divulgadas pelas autoridades e pela imprensa americana. O caso segue em tramitação nos Estados Unidos.
Mundo
Jales
Mundo
Mundo