Um grupo composto por cinco venezuelanos foi preso nesta sexta-feira (24) durante uma operação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Votuporanga, com o apoio do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), acusado de furtar medicamentos de alto valor em farmácias da região noroeste do estado de São Paulo.
As investigações tiveram início na última quinta-feira (22), após uma série de furtos registrados em farmácias de grandes redes na cidade de Votuporanga. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança, os investigadores conseguiram identificar o veículo utilizado nos crimes: um Fiat Siena preto com placas de Diadema (SP).
Com a identificação do carro, as diligências se concentraram em Mirassol (SP), onde os suspeitos estariam hospedados. O veículo foi localizado em um hotel no centro da cidade, onde passou a ser monitorado de forma velada pelos policiais.
Na manhã desta sexta, o carro foi visto saindo do hotel e acabou sendo abordado pelos agentes. No interior do veículo, foram encontrados diversos medicamentos de alto valor, confirmando a ligação com os furtos em investigação.
Simultaneamente, outros integrantes do grupo também foram detidos. Um homem e uma mulher, já reconhecidos pelas imagens de segurança, foram abordados a pé nas imediações do hotel. Outra mulher foi localizada ainda dentro do estabelecimento e a última suspeita foi detida em um salão de beleza nas proximidades.
Todos os cinco envolvidos – dois homens e três mulheres – são de nacionalidade venezuelana, residentes em Diadema (SP), e estão em situação irregular no Brasil.
Segundo a polícia, apenas em Votuporanga foram furtadas cinco farmácias, mas há registros preliminares de crimes semelhantes em Fernandópolis e Jales, além de fortes indícios de que o grupo tenha atuado em outras cidades da região.
Os medicamentos apreendidos estão avaliados em cerca de R$ 50 mil. No entanto, estima-se que os itens furtados, somados, ultrapassem os R$ 100 mil, com parte já repassada para receptadores.
Os detidos foram encaminhados à sede da DIG de Votuporanga, onde foram autuados por furto qualificado e associação criminosa. O Consulado da Venezuela foi comunicado sobre a prisão dos estrangeiros. Eles passarão por audiência de custódia nas próximas horas.