Na tarde desta terça-feira, 13 de maio, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Votuporanga, com apoio da Polícia Civil de Valentim Gentil, capturou um homem condenado por associação ao tráfico de drogas, durante a operação “Recaptura IV”, realizada no município de Presidente Prudente.
O preso, morador de Cosmorama, havia sido condenado a quatro anos e um mês de prisão em regime fechado por envolvimento com o tráfico. O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de São José do Rio Preto em fevereiro de 2025. Desde então, o condenado estava foragido, tendo fugido de Cosmorama logo após a ordem judicial.
Graças a um trabalho de inteligência realizado em conjunto pelas equipes da DIG de Votuporanga e da Polícia Civil de Valentim Gentil, os investigadores conseguiram localizar o paradeiro do procurado em uma residência no bairro Bongiovani, em Presidente Prudente, onde ele estava se escondendo.
No início da manhã desta terça-feira, os policiais civis se posicionaram nas proximidades do imóvel e, no momento em que o alvo saiu para descartar o lixo, foi realizada a abordagem. O suspeito ainda tentou fugir, mas foi rapidamente contido e preso pelos agentes.
De acordo com as investigações, o capturado integra uma facção criminosa e teria posição de destaque no tráfico de drogas e armas em Cosmorama e em municípios vizinhos. Segundo os levantamentos, ele exercia poder de mando e acumulava lucros com a atividade criminosa.
Além da condenação em vigor, o preso ainda responde a outro processo por tráfico de drogas, que atualmente está em fase de recurso.
Após a prisão, o indivíduo foi encaminhado ao Plantão Policial, onde permanece à disposição da Justiça. A operação “Recaptura IV” é parte de uma série de ações da Polícia Civil voltadas ao cumprimento de mandados judiciais e retirada de criminosos de alta periculosidade das ruas.