Notícias Noroeste
Prefeitura FERNANRAIA
Prefeitura de Fernandópolis

Estudantes de Fernandópolis podem criar nome e desenho de novo mascote para museu

Por Notícias Noroeste Publicado em 24/06/2026 14:48 Atualizado em 24/06/2026 14:48 29 visualizações (29 hoje)
Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
Prefeitura FERNANRAIA

As secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação de Fernandópolis abriram inscrições para um concurso escolar que vai escolher o mascote oficial do Museu de Paleontologia Prof. Cristovão Souza de Oliveira. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os jovens da história local, incentivar a criatividade nas salas de aula e promover a educação sobre o patrimônio e a paleontologia da região.

O grande desafio dos participantes será criar um personagem inspirado no Baurusuchus pachecoi, um crocodilo terrestre que viveu na região de Fernandópolis há cerca de 80 milhões de anos, durante o período Cretáceo Superior. Conhecido por ter sido um dos maiores predadores do seu ecossistema, esse animal pré-histórico chamava a atenção por suas pernas longas, postura ereta, crânio alto e dentes afiados para a caça.

O concurso é voltado para alunos matriculados nas redes municipal, estadual e privada da cidade e está dividido em três categorias diferentes. A primeira vai escolher o desenho mais criativo entre os estudantes do Ensino Fundamental I e II. A segunda modalidade vai definir o traço do mascote oficial e é exclusiva para alunos do Ensino Médio. Já a terceira categoria, aberta para todos os níveis do Fundamental e Médio, vai eleger o nome do novo personagem do museu.

Para garantir a igualdade na disputa, as regras determinam que os trabalhos sejam feitos inteiramente à mão, usando materiais tradicionais como lápis de cor, giz de cera, tintas ou canetinhas. É totalmente proibido o uso de computadores, celulares, programas de edição de imagem ou ferramentas de inteligência artificial. Cada aluno poderá enviar apenas uma opção de desenho e uma sugestão de nome.

Os interessados têm até o dia 18 de agosto para garantir a participação. Os trabalhos devem ser entregues dentro de um envelope fechado diretamente na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que fica no bairro Jardim Santa Rita. Uma banca de jurados com profissionais das áreas de artes, educação e ciência vai avaliar os projetos com base na criatividade, originalidade, sintonia com o tema e facilidade de transformar o desenho em um boneco em três dimensões.

Os primeiros colocados de cada categoria vão ganhar um troféu personalizado, um kit completo de materiais artísticos e uma miniatura do mascote feita em uma impressora 3D. O desenho vencedor da categoria do Ensino Médio e o nome escolhido serão adotados de forma oficial pela instituição e vão estampar materiais educativos, campanhas de turismo e as atividades de divulgação do Museu de Paleontologia.

dewd
Compartilhe esta notícia nos grupos da região

Ajude a informação chegar mais longe. Envie para amigos, grupos de WhatsApp e moradores da sua cidade.

Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
WhatsAppReceba notícias do Notícias Noroeste

Faça seu cadastro e acompanhe as principais atualizações da região pelo WhatsApp.

Cadastrar no WhatsApp
Tem denúncia, vídeo ou informação?

Envie para a redação do Notícias Noroeste. Sua informação pode ajudar a região.

Enviar pelo WhatsApp
WhatsApp Anuncieno Notícias Noroeste