Polícia Civil cumpre nove mandados de busca e apreensão em seis cidades do Noroeste Paulista; investigação apura possível uso de materiais de qualidade inferior ao contratado
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), a Operação Fratura, que investiga possíveis irregularidades na reforma e ampliação da UBS Dr. João Rodrigues Moreira, em General Salgado.
A obra, contratada pelo valor de R$ 556,5 mil, teria apresentado rachaduras e fissuras consideradas graves pouco tempo depois da entrega.
Nove mandados em seis municípios
Segundo as informações divulgadas sobre a operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em seis municípios do Noroeste Paulista: General Salgado, Fernandópolis, Auriflama, Floreal, Guzolândia e Magda.
A ação começou por volta das 6h e mobilizou 36 policiais e nove viaturas, com ordens judiciais expedidas pela Justiça de São José do Rio Preto.
Computadores, celulares, dinheiro e armas foram apreendidos
Durante as buscas, os policiais apreenderam computadores, notebooks e celulares, além de aproximadamente R$ 2,5 mil em dinheiro.
Também foram apreendidas armas de fogo nos endereços vistoriados.
Todo o material recolhido deverá passar por análise pericial e foi encaminhado à Delegacia de General Salgado, responsável pela centralização da investigação.
Até esta etapa, ninguém foi preso.
Investigação apura possível fraude na execução da obra
A Polícia Civil investiga se a empresa responsável pela obra teria utilizado materiais de qualidade inferior aos previstos no contrato, com eventual redução indevida de custos.
A apuração também busca esclarecer se houve eventual omissão ou participação de agentes públicos responsáveis pela fiscalização da execução da obra.
As suspeitas são investigadas com base no artigo 337-L do Código Penal, relacionado a fraudes em licitações e contratos administrativos.
Empresa e Prefeitura se manifestam
A Atopi Construtora Ltda., apontada como responsável pela obra, informou que está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos após ter acesso ao conteúdo do inquérito.
Já a Prefeitura de General Salgado informou que não foi alvo das buscas e destacou que a obra investigada pertence à administração municipal anterior.
As investigações continuam e os materiais apreendidos deverão contribuir para esclarecer as condições em que a obra foi executada e a eventual responsabilidade dos envolvidos.
General Salgado
General Salgado
General Salgado
General Salgado