Notícias Noroeste
Portal regional de notícias
Fernandópolis

57 candidatos entram na disputa por vagas na Alesp e na Câmara dos Deputados pelo Noroeste Paulista

Por Notícias Noroeste Publicado em 11/08/2026 17:23 Atualizado em 11/08/2026 17:23 164 visualizações (43 hoje)
Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook

Eleição de 2026 reúne 31 nomes para deputado estadual e 26 para deputado federal; região terá forte concorrência entre lideranças tradicionais e novos candidatos

A eleição de 2026 promete movimentar intensamente o cenário político do Noroeste Paulista. Segundo o levantamento apresentado, 57 candidatos com origem ou base eleitoral na região estão na disputa por vagas de deputado estadual e deputado federal.

São 31 candidatos a deputado estadual e 26 a deputado federal, reunindo políticos com experiência eleitoral, ex-prefeitos, empresários, lideranças comunitárias e novos nomes que buscam conquistar espaço na política regional.

Entre os candidatos a deputado estadual aparecem nomes como Franciele Villa, Alessandro Japonês e Du Venturini, de Jales; Rodrigo Ortunho e Flávia Resende, de Fernandópolis; além de Danilo Campetti, Cabo Renato Abdala, Débora Romani, Mega e Hery Kattwinkel, de Votuporanga, e Itamar Borges, de Santa Fé do Sul.

Na disputa pela Câmara dos Deputados, o levantamento cita Yoko Arita, de Santa Fé do Sul; Edinho Araújo, de São José do Rio Preto; Fausto Pinato e Chamel, de Fernandópolis; e Otávio Gomes, de Ilha Solteira.

A relação, porém, inclui candidatos de diversos municípios do interior paulista. São José do Rio Preto e Araçatuba aparecem como importantes polos de concentração política e eleitoral, enquanto cidades menores também apresentam candidatos que buscam ampliar suas bases para além dos próprios municípios.

Disputa proporcional aumenta a concorrência

Apesar do número elevado de candidaturas, a quantidade de cadeiras disponíveis permanece limitada. Em 2022, segundo o levantamento, a região conseguiu eleger sete deputados, considerando representantes na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

Para 2026, os 57 nomes terão o desafio de transformar suas bases municipais em uma votação regional suficiente para garantir competitividade.

Nas eleições proporcionais, a votação individual dos candidatos é combinada com o desempenho de seus partidos ou federações na distribuição das cadeiras. Por isso, além da força pessoal de cada candidatura, alianças partidárias e distribuição dos votos pelo território terão papel importante.

Principais polos políticos

Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Araçatuba estão entre os municípios que concentram parte importante da movimentação eleitoral.

A presença de candidatos de diferentes cidades aumenta a disputa por votos e pode provocar uma pulverização das bases eleitorais tradicionais.

Para candidatos já conhecidos na região, o desafio será manter seus redutos e ampliar a votação. Para os novos nomes, a missão será conquistar espaço em municípios onde ainda não possuem uma estrutura política consolidada.

Com dezenas de candidaturas, a eleição proporcional de 2026 coloca o Noroeste Paulista diante de uma disputa marcada pela diversidade de nomes e pela concorrência por votos.

A pergunta que ficará até a apuração será: quantos dos 57 candidatos conseguirão transformar suas bases eleitorais em cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados?

A resposta estará nas urnas.

Os números e nomes citados nesta matéria têm como base o levantamento apresentado. O registro e a situação individual das candidaturas devem ser conferidos no sistema oficial do TSE à medida que o processo eleitoral avançar.

Compartilhe esta notícia nos grupos da região

Ajude a informação chegar mais longe. Envie para amigos, grupos de WhatsApp e moradores da sua cidade.

Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
WhatsAppReceba notícias do Notícias Noroeste

Faça seu cadastro e acompanhe as principais atualizações da região pelo WhatsApp.

Cadastrar no WhatsApp
Tem denúncia, vídeo ou informação?

Envie para a redação do Notícias Noroeste. Sua informação pode ajudar a região.

Enviar pelo WhatsApp
WhatsApp Anuncieno Notícias Noroeste