Notícias Noroeste
Prefeitura FERNANRAIA
Brasil

STF CONDENA EDUARDO BOLSONARO POR COAÇÃO EM PROCESSO SOBRE TRAMA GOLPISTA

Por Notícias Noroeste Publicado em 16/06/2026 18:01 Atualizado em 16/06/2026 18:01 150 visualizações (26 hoje)
Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
rodrigo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (16) o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) pelo crime de coação no curso de processo, no âmbito das investigações relacionadas à chamada trama golpista.

O julgamento foi relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, que votou pela condenação e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, presidente da Primeira Turma.

Segundo o entendimento do relator, há elementos que indicam que Eduardo Bolsonaro teria atuado para interferir no andamento do processo envolvendo seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de influenciar o julgamento em curso.

De acordo com a acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o parlamentar teria promovido articulações e manifestações no exterior com o intuito de gerar instabilidade institucional e pressão sobre ministros do STF, inclusive com possíveis reflexos diplomáticos.

A denúncia aponta ainda que as ações teriam ocorrido entre janeiro e setembro de 2025, incluindo publicações em redes sociais e contatos no exterior, com o objetivo de constranger o andamento da ação penal relacionada à chamada trama golpista.

A defesa, representada pela Defensoria Pública da União (DPU), pediu a absolvição, alegando falta de provas e sustentando que as manifestações estariam protegidas pela liberdade de expressão e pela imunidade parlamentar.

O STF, no entanto, entendeu que as condutas analisadas não se enquadram como exercício regular do mandato parlamentar, mas sim como tentativa de interferência no curso do processo judicial.

Com a decisão, o processo segue para as demais fases de cumprimento das determinações judiciais.

rodrigo
Compartilhe esta notícia nos grupos da região

Ajude a informação chegar mais longe. Envie para amigos, grupos de WhatsApp e moradores da sua cidade.

Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
WhatsAppReceba notícias do Notícias Noroeste

Faça seu cadastro e acompanhe as principais atualizações da região pelo WhatsApp.

Cadastrar no WhatsApp
Tem denúncia, vídeo ou informação?

Envie para a redação do Notícias Noroeste. Sua informação pode ajudar a região.

Enviar pelo WhatsApp
WhatsApp Anuncieno Notícias Noroeste