26.9 C
Fernandópolis
quarta-feira, 9 julho, 2025

- PUBLICIDADE -


Delegação do Grêmio escapou de acidente do voo da TAM graças a Mano Menezes

Parte da delegação do Grêmio quase esteve no voo 3054, da TAM, que se chocou com um prédio de cargas na pista de Congonhas às 18h48 de 17 de julho de 2007 e deixou 199 mortos. A logística planejada pelo clube gaúcho para visitar o Goiás, pela 12ª rodada do Brasileirão daquele ano, envolvia a presença de alguns jogadores a bordo da aeronave – o que Mano Menezes, técnico da época, não gostou e pediu para alterar.

O caso voltou a repercutir nas redes sociais por conta do documentário ‘Congonhas: Tragédia Anunciada’, lançado pela Netflix na última semana. O voo em questão saiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, rumo ao Aeroporto de São Paulo, onde o Grêmio faria escala para ir até Goiânia posteriormente.

O diretor de futebol do clube na ocasião, Paulo Pelaipe, concedeu entrevista após o acidente explicando que Mano pediu para trocar o voo porque somente parte da delegação viajaria nele. Para o comandante, os jogadores envolvidos no duelo deveriam viajar juntos.

“Em uma conversa com Mano Menezes, decidimos ir para Brasília e então para Goiânia”, explicou o dirigente à imprensa.

Com isso, o Grêmio viajou no voo 3764, que tinha escala na capital federal, e não em São Paulo, onde o acidente aconteceu. A decisão foi tomada de última hora, e a nova aeronave decolou minutos antes da que acabou ocorrendo o caso fatal.

No Rio Grande do Sul, circulou a informação que os jogadores e comissão do Grêmio estariam no voo 3054 da TAM. Quando a delegação chegou em Goiânia naquela terça-feira, os representantes conseguiram explicar o que aconteceu.

Jogadores do Grêmio em 2007

Dois dias depois do acidente que a delegação por sorte (e ‘dedo’ de Mano) não esteve, o Grêmio empatou em 0 a 0 com o Goiás na quinta-feira da mesma semana.

Naquele jogo, o Grêmio foi a campo com: Saja; Patrício, Schiavi, William e Thiego; Edmilson, Diego Souza, Tcheco e Anderson Pico; Éverton Costa e Carlos Eduardo.

Na reserva, ficaram nomes como: Marcelo Grohe, Adilson, Douglas, Kelly, Nunes, Itaqui e William Magrão.

Em 2007, o Grêmio ficou em 6º lugar no Brasileiro. A campanha mais marcante da temporada foi na Libertadores, onde acabou sendo vice do Boca Juniors.

Irmão de Ronaldinho também quase embarcou no voo 3054

Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, concedeu uma entrevista à Rádio Gaúcha na época afirmando que quase pegou o voo que acabou caindo.

“Eu tinha previsão de ir para São Paulo, não fui, mas isso não importa, o momento é de pensar na sensação das famílias envolvidas”, disse.

Relembre o acidente da TAM

Foto mostra local de queda do avião da Tam em São Paulo

Acidente em 2007 mudou os rumos da aviação civil brasileira

Valter Campanato/Agência Brasil

O Brasil registrou a maior tragédia da aviação brasileira em 17 de julho de 2007: o acidente com o Airbus A-320 da TAM em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul da capital. 199 pessoas morreram, das quais 187 estavam a bordo e 12 em solo, às 18h48 (de Brasília). O voo saiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Naquele dia fatídico, a pista estava molhada e, por conta de uma reforma, estava sem as ranhuras que facilitam a frenagem da aeronave, o chamado “grooving” na linguagem da aviação. No procedimento de pouso, o Airbus atravessou a pista e chocou-se contra um prédio de cargas na avenida Washington Luiz, da própria companhia aérea.

Atualmente, no local da queda existe um memorial em homenagem às vítimas.

- PUBLICIDADE -



- PUBLICIDADE -

Noticias relacionadas

- PUBLICIDADE -

Ùltimas noticias