A Santa Casa de Araçatuba (SP) fez a captação, nesta quarta-feira (18), do coração e dos rins de uma criança de três anos que morreu por traumatismo crânio encefálico.
Conforme a instituição de saúde, a criança estava internada desde sábado (14) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Na segunda-feira (16), os médicos constataram que a paciente teve morte cerebral.
O óbito foi confirmado terça-feira (17) às 18h40. Mesmo em meio à dor, a família concordou com a doação.
O coração, primeiro órgão retirado, será encaminhado para um hospital de São Paulo (SP) por meio de uma aeronave. Já os rins vão ser levados ao Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).
Essa é a terceira captação de órgãos realizada pela Santa Casa em 2025. Esse será o segundo transporte de órgão feito pelo Projeto Transplantar, uma iniciativa do Governo de São Paulo para sensibilizar os proprietários de aeronaves particulares a fazerem parte da operação, disponibilizando aeronaves e cedendo horas de voo.
O objetivo é salvar o maior número de pessoas. Informações sobre os receptores dos órgãos não foram divulgadas pelas instituições de saúde.