O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) deteve um menino de cinco anos de Minnesota na terça-feira, quando ele voltava da escola para casa, e o transportou, juntamente com seu pai, para um centro de detenção no Texas, de acordo com autoridades escolares.
Liam, que completou cinco anos recentemente, é uma das quatro crianças do distrito escolar que foram detidas por agentes federais de imigração durante a intensificação das ações de fiscalização do governo Trump na região nas últimas duas semanas, informou o distrito.
Marc Prokosch, advogado que representa a família, afirmou que o caso de asilo da família está em andamento e compartilhou documentos que comprovam que o pai e o filho chegaram aos EUA por um ponto de entrada, ou seja, uma fronteira oficial.
“A família fez tudo o que deveria, de acordo com as regras estabelecidas”, disse ele. “Eles não vieram para cá ilegalmente. Não são criminosos.” Ele afirmou que não havia ordem de deportação contra eles e acredita que pai e filho permaneceram juntos no centro de detenção.

