27.5 C
Fernandópolis
terça-feira, 8 julho, 2025

- PUBLICIDADE -


Leishmaniose: idosa é contaminada, 29 cães são resgatados na zona Norte de Votuporanga, 3 serão sacrificados

Por determinação do Ministério Público, a Prefeitura de Votuporanga, por meio das Secretarias da Saúde e de Bem-Estar Animal, está adotando um conjunto de ações voltadas ao controle e prevenção da leishmaniose no município. Nos últimos dais foi realizada uma operação que resultou no recolhimento de 29 cães que se encontravam em um imóvel localizado na zona Norte da cidade – três deles serão sacrificados.

Durante a ação, foram coletadas amostras de sangue de todos os animais, com o objetivo de realizar exames para detecção da Leishmaniose Visceral Canina (LVC). Dos 29 cães submetidos aos testes, três apresentaram resultado positivo para a doença. Outros nove aguardam o resultado do exame Elisa, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São José do Rio Preto, unidade de referência para a confirmação diagnóstica.

Os cães que testaram positivo para a Leishmaniose Visceral Canina foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses “Danilo Carlos Galera”, onde, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, serão submetidos ao procedimento de eutanásia. A medida visa interromper a cadeia de transmissão da doença, que é considerada grave tanto para os animais quanto para os seres humanos.

Os demais cães recolhidos foram levados ao abrigo municipal Recanto dos Focinhos, vinculado à Secretaria de Bem-Estar Animal. No local, os animais receberão cuidados veterinários e acompanhamento, com o intuito de garantir a sua recuperação e bem-estar. Após esse período, eles serão disponibilizados para adoção responsável.

O imóvel onde os cães estavam abrigados vinha sendo alvo de diversas reclamações por parte de moradores da região. As denúncias relatavam episódios de perturbação de sossego, provocados pelo barulho excessivo, além de mau cheiro e outras condições inadequadas para a manutenção de animais. A Vigilância Sanitária já havia notificado anteriormente a responsável pelo local, principalmente em função da ausência de condições mínimas de higiene e da falta de medidas preventivas.

- PUBLICIDADE -



- PUBLICIDADE -

Noticias relacionadas

- PUBLICIDADE -

Ùltimas noticias