A Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais prendeu um homem de 38 anos, nesta quarta-feira (24), por tráfico de animais silvestres. A ação resultou no resgate de 129 aves, que seriam vendidas ilegalmente no estado de São Paulo.
O motorista foi parado em uma rodovia em Iturama. Durante a abordagem, os policiais encontraram 105 papagaios e 24 araras em caixas de papelão, sem ventilação, água ou comida. O homem confessou que comprou as aves em Minas Gerais e as levaria para Guarulhos (SP), onde pretendia vendê-las por R$ 150 cada.
Maus-tratos e crime ambiental
As espécies encontradas são protegidas por lei e consideradas “quase ameaçadas” de extinção. O crime de tráfico de animais silvestres, que também envolve maus-tratos, pode levar a uma pena maior por causa do envolvimento de espécies ameaçada
O homem foi preso em flagrante e responderá por tráfico de fauna silvestre, manter animais em cativeiro de forma ilegal e maus-tratos. Além disso, foi multado em mais de R$ 2 milhões.
As aves foram levadas para um hospital veterinário para receberem cuidados e se recuperarem. O veículo usado no transporte também foi apreendido.

