Uma operadora de caixa de 35 anos, moradora de Jales (SP), foi vítima de um golpe na última sexta-feira (17) e perdeu R$ 4.127,00. Os criminosos se passaram por um advogado de confiança e até por um juiz, utilizando aplicativos de mensagens para enganar a vítima.
A mulher relatou que recebeu uma mensagem no WhatsApp, vinda de um número com DDD 17, na qual o golpista se identificava como seu advogado, informando que ela havia ganhado uma ação judicial. Para dar prosseguimento e liberar o dinheiro, o suposto advogado solicitou o pagamento de taxas judiciais.
Golpistas usaram chamada de vídeo para espelhar tela do celular
Acreditando na informação, a vítima realizou uma transferência Pix no valor de R$ 4.127,00 para um homem indicado pelo golpista.
Enquanto efetuava o pagamento, ela recebeu uma chamada de vídeo de outro número, com DDD 62. O homem na ligação se apresentou como juiz e pediu que ela espelhasse a tela do celular. Com isso, os criminosos tiveram acesso visual em tempo real às informações bancárias sensíveis da vítima.
Ao perceber que havia caído em um golpe, a mulher solicitou o bloqueio imediato de suas contas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, e a orientação das autoridades é para que a população redobre a atenção com contatos e solicitações de dados recebidos por aplicativos de mensagem.
