Notícias Noroeste
rodrigo
Portal regional de notícias
Mundo

Paciente morre após contrair bactéria da “Grande Peste” da Idade Média; entenda o caso

Por Notícias Noroeste Publicado em 13/07/2025 20:34 Atualizado em 13/07/2025 20:34 1 visualização (1 hoje)
Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook

Uma pessoa morreu em menos de 24 horas no hospital após contrair uma bactéria chamada Yersinia pestis, que causou a peste pneumônica na paciente. O micro-organismo seria o mesmo causador da Grande Peste, que matou entre 30% a 60% da população na Idade Média.

A paciente morreu no hospital Flagstaff Medical Center Emergency, nos Estados Unidos (EUA), em menos de 24 horas após entrar na unidade de saúde. Ela teve peste pneumônica. Segundo o g1, há três espécies mais comuns da peste: a pneumônica, a bubônica e a septicêmica. 

A peste pneumônica acontece quando as bactérias se espalham para os pulmões de quem não recebeu tratamento para as outras espécies da peste, ou seja, a bubônica ou septicêmica.

Conforme informações do g1, a peste bubônica, apesar de ter matado entre 30% a 60% da população na Idade Média, hoje ela é rara, mas ainda acontece em áreas rurais.

A bactéria Yersinia pestis, que causa a peste, costuma passar de um animal para outro, por meio das pulgas. Nos seres humanos, é transmitida por pulgas infectadas, contato com materiais contaminados ou fluidos de alguém doente e, ainda, pela inalação de gotículas respiratórias.

Ainda segundo o g1, quando transmitida por pulgas a peste costuma ser bubônica, mas quando passa de um ser humano para outro leva a forma da pneumônica.

Compartilhe esta notícia nos grupos da região

Ajude a informação chegar mais longe. Envie para amigos, grupos de WhatsApp e moradores da sua cidade.

Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
WhatsAppReceba notícias do Notícias Noroeste

Faça seu cadastro e acompanhe as principais atualizações da região pelo WhatsApp.

Cadastrar no WhatsApp
Tem denúncia, vídeo ou informação?

Envie para a redação do Notícias Noroeste. Sua informação pode ajudar a região.

Enviar pelo WhatsApp
WhatsApp Anuncieno Notícias Noroeste