A Polícia Civil de Jales (SP) está investigando uma série de mortes de cães na cidade com forte suspeita de envenenamento por “chumbinho”. Nesta segunda-feira (20), o delegado Marcel Farinazzo confirmou a quarta morte de animal após apresentar sintomas semelhantes, como espuma na boca, no mês de outubro.
As investigações buscam identificar se os crimes foram cometidos pelo mesmo suspeito, que já foi identificado pela polícia.
Câmera de segurança registrou um dos ataques
O caso que ganhou destaque ocorreu no dia 15 de outubro, no bairro Jardim América. Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem arremessou uma sacola por cima do portão da residência. Uma das cadelas ingeriu o conteúdo e, em seguida, apresentou diarreia, salivação excessiva e espuma branca na boca, sofrendo uma convulsão e não resistindo. A tutora do animal, Vitória Roberta, demonstrou revolta com a crueldade.
Após a divulgação do vídeo, a polícia recebeu outras denúncias.
Em outro caso, registrado em 8 de outubro, o tutor encontrou seu cachorro da raça beagle, de dez anos, morto na calçada após comer uma substância deixada em uma sacola. O animal apresentava vômito, manchas escuras e espuma branca na boca.
Um terceiro caso foi registrado em 16 de outubro. O tutor encontrou sua cadela, de oito anos, com vômito e espuma na boca, localizando resquícios de uma substância semelhante ao chumbinho a 50 metros de sua casa.
As ocorrências estão sendo investigadas como prática de ato de abuso a animais. O suspeito do primeiro caso já foi identificado, mas não foi preso em flagrante. A Polícia Civil agora analisa se ele está envolvido nos demais casos de intoxicação.