Notícias Noroeste
Prefeitura FERNANRAIA
Bauru

Samu abre sindicância e afasta médica após mulher ser declarada morta por engano em Bauru

Por Notícias Noroeste Publicado em 20/01/2026 12:27 Atualizado em 20/01/2026 12:27 11 visualizações (1 hoje)
Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
Prefeitura FERNANRAIA

Fernanda Cristina Policarpo, de 29 anos, teve o óbito atestado após ser atropelada na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Bauru (SP). Médico da concessionária percebeu sinais vitais e reanimou a vítima.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) afastou, nesta segunda-feira (19), a médica que constatou por engano o óbito de uma mulher vítima de um atropelamento na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Bauru (SP). O caso ocorreu neste domingo (18).

Em entrevista à TV TEM, a gerente do Samu Regional de Bauru confirmou a abertura de uma sindicância interna para apurar falhas no atendimento.

“Neste momento, a gente ainda não consegue falar sobre falhas, porque está sendo apurado. A médica que está envolvida no caso foi afastada e nós estamos abrindo uma corregedoria para apurar os fatos e ver se de fato houve um erro”, afirma.

O afastamento da profissional também foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Bauru. Como medida administrativa preventiva, a médica ficará afastada das atividades até a conclusão da apuração. Não foi informado o prazo para o término da sindicância.

Atropelamento e suposto óbito

Segundo o boletim de ocorrência, Fernanda Cristina Policarpo, de 29 anos, teve o óbito atestado ainda no local do acidente, na altura do km 352, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o motorista do carro, ele trafegava no sentido capital-interior quando a pedestre entrou repentinamente na pista para atravessá-la, sem que houvesse tempo suficiente para frear.

Com a confirmação do óbito pela equipe do Samu, a rodovia chegou a ser interditada, e o Instituto Médico Legal (IML) acionado para remover o corpo.

Pouco depois, um médico da concessionária que administra a rodovia percebeu movimentos respiratórios da vítima, que já estava coberta com uma manta térmica sobre o asfalto, e iniciou imediatamente as manobras de reanimação.

Fernanda foi encaminhada ao Pronto-Socorro Central (PSC) de Bauru e, depois, transferida para o Hospital de Base de Bauru, onde permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave.

Em nota, a Prefeitura de Bauru, responsável pelo Samu no município, informou que apura os fatos relacionados ao atendimento e que, caso seja constatada qualquer irregularidade, serão adotadas as devidas providências, conforme os protocolos e normas vigentes.

Ainda no comunicado, o município manifestou solidariedade à paciente e aos seus familiares e destacou que “o caso está sendo tratado com prioridade e responsabilidade, diante da gravidade da situação”.

Prefeitura FERNANRAIA
Compartilhe esta notícia nos grupos da região

Ajude a informação chegar mais longe. Envie para amigos, grupos de WhatsApp e moradores da sua cidade.

Compartilhe esta notícia:WhatsAppFacebook
WhatsAppReceba notícias do Notícias Noroeste

Faça seu cadastro e acompanhe as principais atualizações da região pelo WhatsApp.

Cadastrar no WhatsApp
Tem denúncia, vídeo ou informação?

Envie para a redação do Notícias Noroeste. Sua informação pode ajudar a região.

Enviar pelo WhatsApp
WhatsApp Anuncieno Notícias Noroeste