Uma ação de fiscalização do Detran-SP, realizada nesta quinta-feira (17), flagrou um caso escancarado de fraude em uma autoescola do município. Um candidato à CNH foi surpreendido saindo a pé da unidade de ensino no exato momento em que o sistema oficial do Detran indicava que ele estaria em aula prática de direção.
A fraude configura peculato digital, previsto no artigo 313-A do Código Penal, que trata da inserção de dados falsos em sistemas públicos. A pena pode chegar a 12 anos de prisão.
Presos em flagrante:
- O candidato;
- O instrutor;
- A diretora de ensino;
- O proprietário da autoescola.
O Detran já monitorava o local após suspeitas. Um dos dois veículos cadastrados no sistema da autoescola sequer era utilizado nos exames, e o instrutor não soube informar onde estava o carro que supostamente seria usado na aula em questão.
A operação teve apoio das polícias Civil e Militar. Foram apreendidos celulares, computadores e veículos da empresa. Além do processo criminal, os envolvidos também responderão administrativamente. O CFC pode ter o credenciamento cassado e os envolvidos podem ser inabilitados.
🚨 Falsificar aulas práticas ou burlar o processo de habilitação é crime. A formação de condutores exige seriedade. Trânsito seguro começa na responsabilidade.

